Leitura  e arte
Leiturartes
Bom dia! Quarta-feira 17 de Outubro de 2018  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 20/08/2018 - Por: Cesar Crispim - Visitas: 41

Festival Nacional de Teatro de Piaui - Espetáculos de todo o país

Organizado pelo Escândalo Legalizado Teatro, o Festival oferece ao público a oportunidade de assistir espetáculos de teatro de todo o Brasil

Um dos destaques é o espetáculo de rua Aqui Gardênia Existe, que trata do show de variedades da palhaça Gardênia...

Festival Nacional de Teatro de Piaui - Espetáculos de todo o país

Grupos de teatro de todo país se reunirão para mais uma edição do Festival Nacional de Teatro do Piauí, que acontecerá em Floriano/PI de 29 de agosto a 2 de setembro. Grupos de teatro de todo o Brasil participarão do evento. Ao todo participarão do evento espetáculos de rua, adultos, infantis, monólogos, e ainda haverão oficinas e palestras abertas ao público.

Organizado pelo Escândalo Legalizado Teatro, o Festival oferece ao público a oportunidade de assistir espetáculos de teatro de todo o Brasil, participar de oficinas e palestras. Estarão presentes grupos do Piauí, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, São Paulo, Maranhão, Paraná, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Paraíba, Ceará, Rio Grande do Norte, Pernambuco e Distrito Federal.

Um dos destaques é o espetáculo de rua Aqui Gardênia Existe, que trata do show de variedades da palhaça Gardênia, que acontecerá em seu teatro a céu aberto, montado no meio da praça. A palhaça anuncia para seu público diversos números que irão acontecer, remetendo à diversidade presente nos circos, porém o espetáculo é interrompido pelo guarda que tenta a todo custo tirá-la de cena.

Utilizando-se da comicidade e da linguagem da palhaçaria o espetáculo, aludindo ao universo circense, aborda o uso do espaço público e as restrições que vem acontecendo ao seu uso. A relação de opressão policial também é abordada de forma cômica e arquetípica, através do uso da máscara expressiva- linguagem teatral que vem sido utilizada em diversas culturas e contextos históricos diferentes.

O espetáculo é uma afirmativa de que o lugar da mulher é onde ela quiser, inclusive na palhaçaria. No espetáculo Aqui Gardênia Existe, a palhaça mulher tem um lugar de protagonismo ativo. Este lugar se alcança primeiramente por ser uma palhaça mulher quem apresentará o espetáculo, e que os outros personagens feitos por um ator homem por meio do uso de duas máscaras, segundo a dramaturgia criada, entram para intervir no espetáculo da palhaça.

Outro espetáculo que promete agradar ao público é Os Clássicos da Palhaçaria. A montagem, construída após estudos sobre circo-teatro, evidencia a palhaçaria clássica, com espetáculo dinâmico e de linguagem popular. Os três personagens, Palhaça Pinguelão, Palhaça Tramela, e Palhaço Pipiu, apresentam números tradicionais do palhaço brasileiro enquanto se metem em confusão.

A realização é do Grupo Escândalo Legalizado Teatro, Secretaria de Estado de Cultura do Piauí/Secult, Governo do Estado do Piauí, Sistema de Incentivo à Cultura/SIEC, Caixa Econômica Federal e patrocínio das empresas Ferronorte, Credishop e Drogarias Globo.

Compartilhar

 

 

 



Ver todas de: eventos

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!