Leitura  e arte
Leiturartes
Bom dia! Quarta-feira 17 de Outubro de 2018  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 18/09/2018 - Por: Museu Ozildo Abano - Visitas: 65

Museu Ozildo Albano Realiza a 12ª Primavera dos Museus

Para a 12ª Primavera dos Museus, o tema escolhido foi “Celebrando a educação em museus”

o Museu Ozildo Albano, juntamente com a AAMOA – Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano, estarão mobilizados com uma programação especial

Museu Ozildo Albano Realiza a 12ª Primavera dos Museus

A Primavera dos Museus acontece anualmente no início da estação homônima. Neste período, os museus e outras instituições são convidadas pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus) a desenvolverem uma programação especial guiada por um tema.


Para a 12ª Primavera dos Museus, o tema escolhido foi "Celebrando a educação em museus". É uma oportunidade para fortalecer os laços entre os museus e as populações e, ao mesmo tempo, convidar a comunidade para refletir, discutir e trocar experiências sobre a importância do papel educativo que os museus possuem. No entanto, diante do incêndio do primeiro museu criado no Brasil, o Museu Nacional, ocorrido em setembro deste ano, ao invés de celebrar a 12ª Primavera do Museus, torna-se urgente refletir sobre as circunstâncias presentes e como será o futuro dos museus.


Para realizar a 12ª Primavera dos Museus, o Museu Ozildo Albano, juntamente com a AAMOA - Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano, estarão mobilizados com uma programação especial, cuja abertura acontecerá no dia 19, no Auditório Severo Eulálio, da UFPI, e a exposição ficará aberta ao público a partir do dia 20, nas dependências do Museu.


Como preconizado pela Política Nacional de Educação museal - PNEM, a educação, é, em suas múltiplas dimensões, imprescindível para assegurar a própria existência dos museus. Essa é uma afirmativa que faz lembrar a importância do Museu Ozildo Albano e do potencial educativo do mesmo na variedade do seu acervo, no valor instrutivo das suas coleções e na importância das pesquisas ali desenvolvidas. O Museu é também um espaço de encontros e debates fundamentais para a vida cultural da cidade e região.


Os museus precisam ser mais valorizados, pois exercem um papel fundamental na educação. São locais indispensáveis para a conservação, aquisição e divulgação do conhecimento, em todas as suas áreas. Além disso, ajudam a fortalecer a cidadania e as noções de pertencimento e identidade, são espaços múltiplos e dinâmicos que assumem variadas funções na valorização da diversidade e da cultura.


Desta forma, a comunidade está convidada a refletir sobre a importância do papel educativo do Museu Ozildo Albano e, junto com ele, pensar maduramente sobre as funções do mesmo junto às comunidades.

Compartilhar

 

 

 



Ver todas de: eventos

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!