Por: Nonato Fontes em 09/2014 - Visitas: 1873
Teve início na noite do dia 10 de setembro a 2ª edição do Salão do Livro Picoense, numa noite de palestras e agradecimentos ao homenageado, Ozildo Albano.
Imagens: Vilebaldo Rocha
Diante de uma plateia seleta, que mesclava alunos, professores, atores, escritores, músicos, políticos e apaixonados pelas artes, foram proferidas palestras falando sobre a vida e o legado deixado por Ozildo Albano para a cidade de Picos. Primeiro ouvimos seu sobrinho, Gustavo Albano, que agradeceu a homenagem a seu tio e contou como foi a sua convivência com esse que, além de tio, tinha-o como tutor e disse "copiar descaradamente" aquilo que Ozildo cultivou.
Imagens: Vilebaldo Rocha
Depois foi a vez da palavra do Secretário e vice prefeito Pe. Valmir, falar da realização do evento, salientando as conquistas da Secretaria de Educação no âmbito da competência de seus professores fazendo com que seus alunos conseguissem alcançar a meta do IDEB para o ano de 2015. Depois falou o prefeito Kléber Eulálio, que fez uma menção a família do homenageado, destacando o feito de Ozildo Albano e as lutas e dedicação de sua família em preservar o legado de seu membro maior, o Museu Ozildo Albano.
Imagens: Vilebaldo Rocha
Dando seguimento à noite de abertura, D. Olívia Rufino, em parceria com os artistas Luís Campos e o poeta Vilebaldo Rocha, encantaram a plateia com seus talentos. Falando de sua trajetória de estudante e de serestas, sua explanação sobre o homenageado foi regada pela voz do talentoso Luís Campos, cantando músicas do repertório que fez parte da vida de Ozildo Albano, como também a bela poesia em homenagem a ele, recitada brilhantemente pelo seu autor que também é ator e mostrou a todos os presentes o seu Garimpeiro de Memórias, Vilebaldo Rocha.
Imagens: Vilebaldo Rocha
A hora mais esperada da noite, contou com a presença de Ana Márcia Albano, dona de uma inteligência privilegiada, com conhecimento profundo da vida de seu tio, Ozildo. Na bagagem trouxe para todos um verdadeiro catálogo de quem foi Ozildo em vida, falou de suas lutas em prol do conhecimento e de seu desejo de deixar para as gerações futuras uma grande parte da história de sua gente, de sua terra. Abdicou de posições privilegiadas, que segundo ela, talvez tivesse trilhado caminhos diferentes, de "destaques", mas deixou para traz o que achava não tão importante.
Imagens: Vilebaldo Rocha
Preferiu catalogar tudo o que registrasse passagens históricas de uma gente, de uma cidade, culminando com aquilo que mais desejou, e que mais amou em vida que foi a criação do Grande Museu Ozildo Albano.
Imagens: Vilebaldo Rocha
O SaliPicos 2014 se estenderá até o dia 13 de setembro e promete muito mais com seus bate papos literários e o circo das letras. Para quem gosta e prefere as palestras, basta conferir a programação. Sempre para encerrar a noite, como já havia acontecido na edição anterior, é a vez do show de um cantor já renomado, na abertura foi Vavá Ribeiro que desfilou seu talento pelo 2º SaliPicos.
Imagens: Vilebaldo Rocha
Imagens: Vilebaldo Rocha
© 2014 / 2024 - Todos os direitos reservados: leiturartes.com.br