Leitura  e arte
Leiturartes
Bom dia! Sábado 24 de Agosto de 2019  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 26/08/2014 - Por: Expedita Bezerra - Visitas: 3266

XIX Feira Cultural do IMH (Instituto Monsenhor Hipólito)

Feira cultural

A XIX Feira Cultural do IMH traz o tema MAMA ÁFRICA: ORIGEM SEGREGAÇÃO E ESPERANÇA, expresso na logomarca

XIX Feira Cultural do IMH (Instituto Monsenhor Hipólito)

A XIX Feira Cultural do IMH traz o tema "MAMA ÁFRICA": ORIGEM SEGREGAÇÃO E ESPERANÇA, expresso na logomarca cujas imagens em si, concretizam o que as palavras sugerem.

 

"MAMA ÁFRICA", mulher, origem, geradora e mantenedora da vida, resistente e sobrevivente aos desafios que se refletem no olhar que se perde na vastidão do infinito. Continente - Origem, diversidade de mães em diferentes espécies animais que cuidam dos filhos dentro e fora do ventre.

 

Mulheres e homens negros, SEGREGADOS, sem voz e sem vez, confinados geograficamente ao sabor da vontade de uma minoria branca. Mas eis que uma voz se levanta e toma para si a tarefa de lembrar aos homens que todos, brancos e negros, Nelson Mandelaprimam da mesma dignidade de serem filhos do mesmo Deus. Essa voz é de NELSON MANDELA, o principal representante do movimento anti-apartheid, cuja luta incansável ao lado de Frederick Klerk foi reconhecida com a honraria do Prêmio Nobel da Paz em 1993 e com a eleição de Mandela a presidente da África do Sul nas primeiras eleições multirraciais do país, em 1994.

 

Mulher e homem, cabeça e coração. No olhar contemplativo da mulher, a ESPERANÇA na vida com dignidade e igualdade. No sorriso do homem, o reconhecimento da legitimidade dessa igual dignidade.

 

XIX Feira CulturalA diversidade africana se revela tanto nos matizes das cores que iluminam o centro e o entorno da imagem, como nos diferentes animais que seguem a mesma direção do olhar da mulher, simbolizando a "MAMA ÁFRICA", o "grande útero" gerador de toda a vida que há na terra, em toda a sua magnitude, que o IMH reconhece e reverencia.

 

Expedita Bezerra, Picos - Piauí

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!



Ver todas de: eventos