Por: Nonato Fontes em 08/2015 - Visitas: 13185
A lenda do Açai
A Lenda do Açaí tem sua origem na Região Norte, e conta que antigamente no estado do Pará havia uma tribo de índios, onde hoje é a cidade de Belém. O cacique sentindo a dificuldade que tinha para encontrar alimentos para alimentar a todos, ordena que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem fossem sacrificadas para que assim não agravasse mais a crise da falta de alimento.
Porém Iaça, índia filha do cacique, resolveu dar a luz a um filho, que também foi sacrificado a mando do avô. Iaça chorava todos os dias sentindo a falta de seu rebento. Numa certa noite, ouviu um choro de criança vindo da mata e resolveu ir atrás, era uma lua grande e clara, lua cheia. Quando viu que do lado de uma palmeira bem bonita, seu filho a esperava de braços abertos. Iaça corre em sua direção, mas quando tenta abraça-lo o índio some e ela apenas agarra o tronco da palmeira.
No outro dia, quando procuravam pela mata, encontraram-na agarrada ao tronco da árvore, a índia estava morta e de olhos ainda abertos com ar de felicidade olhando para cima. Percebeu que no alto da palmeira, havia uns frutos de cor escura, o cacique pediu que colhessem e levassem para a aldeia, lá descobriu que dele poderia ser extraído um suco que servia para alimentar toda a tribo. Como era fartura por perto, o chefe mandou que suspendessem os sacrifícios com as crianças. O cacique resolveu dar o nome a fruta de Açaí, que invertendo as letras, forma Iaça.
Açaí (em Tupy: Fruta que chora), em alusão ao suco que é extraído da fruta. Podendo ser associado ao choro do menino de Iaça na lenda.