Leitura  e arte
Leiturartes
Boa noite! Domingo 08 de Dezembro de 2019  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 19/08/2015 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 8269

A lenda do Açai

O cacique resolveu dar o nome a fruta de Açaí, que invertendo as letras, forma Iaça.

A Lenda do Açaí tem origem na Região Norte, antigamente no estado do Pará havia uma tribo de índios, onde hoje é a cidade de Belém.

A lenda do Açai

A Lenda do Açaí tem sua origem na Região Norte, e conta que antigamente no estado do Pará havia uma tribo de índios, onde hoje é a cidade de Belém. O cacique sentindo a dificuldade que tinha para encontrar alimentos para alimentar a todos, ordena que a partir daquele dia todas as crianças que nascessem fossem sacrificadas para que assim não agravasse mais a crise da falta de alimento.

 

Porém Iaça, índia filha do cacique, resolveu dar a luz a um filho, que também foi sacrificado a mando do avô.  Iaça chorava todos os dias sentindo a falta de seu rebento. Numa certa noite, ouviu um choro de criança vindo da mata e resolveu ir atrás, era uma lua grande e clara, lua cheia. Quando viu que do lado de uma palmeira bem bonita, seu filho a esperava de braços abertos. Iaça corre em sua direção, mas quando tenta abraça-lo o índio some e ela apenas agarra o tronco da palmeira.

 

No outro dia, quando procuravam pela mata, encontraram-na agarrada ao tronco da árvore, a índia estava morta e de olhos ainda abertos com ar de felicidade olhando para cima. Percebeu que no alto da palmeira, havia uns frutos de cor escura, o cacique pediu que colhessem e levassem para a aldeia, lá descobriu que dele poderia ser extraído um suco que servia para alimentar toda a tribo. Como era fartura por perto, o chefe mandou que suspendessem os sacrifícios com as crianças. O cacique resolveu dar o nome a fruta de Açaí, que invertendo as letras, forma Iaça.

 

Açaí (em Tupy: Fruta que chora), em alusão ao suco que é extraído da fruta. Podendo ser associado ao choro do menino de Iaça na lenda.

 

  • icone-msn.png Nome: ESTER EMANUELLY DA SILVA DE SOUZA

    Em: 13/10/2018 às 10:41:07

    AMEI ESSA LENDA ATE ESCREVI ELA NO CADERNO PARA MOSTRAR PARA A PROFESSORA



Ver todas de: folclore