Leitura  e arte
Leiturartes
Boa tarde! Sábado 22 de Setembro de 2018  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 21/08/2016 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 1783

22 de agosto dia do folclore

São muitos os personagens e causos do folclore brasileiro dentre eles podemos destacar e contar aqui as características e causos inventados

O folclore brasileiro surgiu de três etnias índio, branco e negro. Com a dimensão que tomou já é considerado um dos mais ricos folclores do mundo

22 de agosto dia do folclore

O dia do folclore foi criado através de um decreto federal no ano de 1965 que fica acordado que o dia 22 de agosto se comemoraria o dia do folclore brasileiro.

 

O folclore brasileiro surgiu de três etnias índio, branco e negro. Com a dimensão que tomou já é considerado um dos mais ricos folclores do mundo, espalhando-se pelas regiões sul, sudeste, centro-oeste, norte e nordeste, encontrando no nordeste um povo mais enraizado com as manifestações folclóricas no Brasil.

Como já é manifestado em muitas apresentações artísticas durante todo o ano, no dia comemorativo do folclore, essa gente nordestina se divide em todos os lugares para mostrar sua admiração e fé nas danças, nas músicas, nas brincadeiras como em todo o misticismo que envolve folclore e crença nos causos e nas estórias de seus personagens.

 

São muitos os personagens e causos do folclore brasileiro dentre eles podemos destacar e contar aqui as características e causos inventados e também aqueles que se tem acreditado ter acontecido mesmo. Por isso que o folclore é uma das manifestações mais empolgantes que se tem por essas bandas nordestinas. Vão alguns links para estes personagens:

 

Lobisomem: O personagem | Os Causos

 

Mula-Sem-Cabeça: O personagem | Os Causos

 

O Saci: O personagem

 

A Rasga Mortalha: O personagem

 

O Curupira: O personagem | Os Causos

 

 

 

Compartilhar

 

 

 



Ver todas de: folclore

 

  • Nome: Julia Do carmo

    Em: 28/02/2018 às 10:25:57

    Gostei da iniciativa de colocar na página seus conhecimentos sobre o folclore brasileiro, devemos nos conscientizar que o folclore é muito mais que uma simples data, deve ser lembrado e contado o ano inteiro.