Leitura  e arte
Leiturartes
Boa madrugada! Terça-feira 19 de Novembro de 2019  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 15/05/2014 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 22358

Lenda e causos do folclore brasileiro

tradição e usos populares, constituído pelos costumes...

as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas...

Lenda e causos do folclore brasileiro

Em nossas abordagens sobre o folclore brasileiro (Leia o que é folclore) vamos colocar no site algumas histórias e causos contados por este mundo de meu Deus.

 

Alguns personagens que povoa o imaginário do povo brasileiro podem ser vistos aqui com todas as características, onde surgiu, e os causos inventados para melhor designar os mitos lendas e superstições da gente brrasileira:

 

O Lobisomem: aqui

 

A Mula-Sem-cabeça: Aqui

 

O Boitatá: Aqui

 

 

O que é lenda?


Com exemplos bem definidos em todos os países do mundo, as lendas geralmente fornecem explicações plausíveis, e até certo ponto aceitáveis, para coisas que não têm explicações científicas comprovadas, como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais. Podemos entender que lenda é uma degeneração do mito. Como diz o dito popular "Quem conta um conto aumenta um ponto", as lendas, pelo fato de serem repassadas oralmente de geração a geração, sofrem alterações à medida que são contadas (Wikpédia).

 

O que é folclore?


O folclore (do inglês folk que é gente ou povo e lore que é conhecimento) é a tradição e usos populares, constituído pelos costumes e tradições transmitidos de geração em geração. Todos os povos possuem suas tradições, crenças e superstições, que se transmitem através das tradições, lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nasceram e se desenvolveram com o povo (Wikpédia).

 

Nossos causos aqui mostrados, embora não sejam citados os autores, podem ter sido criados da nossa própria imaginação, daqueles contados na nossa infância e que nossas mentes modificam sem nem mesmo percebermos, portanto, se muda a versão minha para a versão do meu amigo do lado, nada mais é que fruto das mudanças que o tempo se encarrega de promover em nossas mentes. Quero deixar claro também a intenção destas postagens, dita desde antes, que é simplesmente passar para vocês o que me contaram quando ainda criança e que carrego comigo até hoje sobre as lendas do folclore brasileiro.

 

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!



Ver todas de: folclore