Por: Nonato Fontes em 04/2016 - Visitas: 11200
Aves do Brasil: A Lenda do Uirapuru
Pássaro da floresta amazônica e que entoa um canto muito bonito que aparenta o toque de uma flauta. Pode cantar por um longo tempo e faz para atrair a fêmea mais ou menos quinze vezes por ano.
A Lenda
Segundo a lenda, conta a história de um jovem guerreiro que se apaixonou pela mulher do cacique, por não poder se aproximar da amada, pediu a Tupã para transformá-lo em um pássaro, para assim poder viver sempre ali perto da mulher desejada. Depois de realizado o pedido, o jovem guerreiro, agora em forma de pássaro, saia pela floresta a entoar o seu belo e harmonioso canto no intuito de que um dia ela descobrisse que ali estava seu guerreiro a chama-la.
Seduzido pelo belo e harmonioso canto do Uirapuru, o cacique passa a perseguir esse maravilhoso pássaro na esperança de poder aprisioná-lo e ter o canto apenas para si. Assim o pobre pássaro passou a cantar para sua amada e ao mesmo tempo viver fugindo da perseguição do cacique.
Sobre a lenda
Conta que quando o Uirapuru canta, toda a floresta fica em silêncio em respeito ao mais belo canto daquele lugar.
Dizem que aquele que conseguir ter um Uirapuru empalhado é banhado de sorte todo o tempo que estiver com ele do lado.
Contam que o homem que conseguir uma pena do pássaro e carregá-la no bolso se torna irresistível para as mulheres.
A moça que traz um pedaço qualquer do ninho do Uirapuru tem seu amado fiel e apaixonado para sempre.
Entre a lenda e a realidade
Lembrando que isso é apenas lenda, e qualquer que seja o pássaro, jamais deve se aprisionar e tirar do seu local de origem, pois a tristeza que tomará de conta da ave pode leva-la a morte. Também em relação a lenda de sorte no amor, jamais deve se mexer no ninho ou arrancar a pena de qualquer pássaro, deixemos nossos seres da floresta em paz.