Leitura  e arte
Leiturartes
Boa tarde! Quinta-feira 14 de Novembro de 2019  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 15/05/2014 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 9209

a lenda do saci pererê

O Saci Pererê, tem como característica principal, seu comportamento, cheio de brincadeiras...

A lenda do saci pererê, diz a história, pode ter surgido entre os povos indígenas que habitavam a região sul do Brasil. folclore brasileiro.

a lenda do saci pererê

O Saci Pererê, diz a história, pode ter surgido entre os povos indígenas que habitavam a região sul do Brasil. É sem dúvida um dos personagens mais comentados do folclore brasileiro, diz a lenda que na época se apresentava como um índio e que possuía como uma de suas características um rabo, outra era as suas travessuras, sempre aprontado pelos lugares onde aparecia.

 

Na região norte, sofreu modificações se apresentado como o conhecemos até hoje, essas modificações existiram em virtude dos povos que a cultuaram, sendo esses, descendentes de africanos. Possui uma perna só, diz a lenda que foi numa luta de capoeira, jogo criado pelos escravos africanos, que perdeu a outra. Mas o jeito brincalhão, cheio de travessuras, continuou o mesmo, usando seu gorro para sumir e aparecer quando bem entendesse e um cachimbo na boca.

 

O Saci Pererê, tem como característica principal, seu comportamento, cheio de brincadeiras, sempre aprontando com viajantes, cozinheiras, crianças, animais e muitos outros seres da floresta onde habita. Mas em todas suas travessuras, jamais machucou ou prejudicou alguém, essa é uma forte lição que repassa para a vida comum, viver com alegria, mas sem ferir ou prejudicar os outros. Diz a lenda, que se alguém conseguir retirar o gorro vermelho que usa sobre a cabeça, ele perde seus poderes, e que depois de preso em uma garrafa, quem o capturou pode fazer um pedido, assim será atendido pelo Saci, depois ele será libertado.

 

Como profundo conhecedor das matas, é tido como aquele que protege as ervas medicinais, controlando seu cultivo e guardando o segredo delas. Diz a lenda que quem quiser penetrar na floresta em busca de alguma erva, tem de pedir autorização do mestre Saci Pererê. Esse lado mostra a enorme contribuição dos povos africanos para a perpetuação do mito.

 

O Saci Pererê, habita o lado imaginário das pessoas até hoje, porém, ainda existem aqueles que acreditam que o Saci foi criação de algum escritor, pois aparece em muitas revistas e seriados brasileiros, o que não deixa de existir uma relação entre eles, sendo o Sítio do Pica Pau Amarelo de Monteiro Lobato o que mais difundiu a lenda pelo Brasil. Mas o Mito é bem antigo, data provavelmente do século XVIII, quando iniciou sua crença ainda na cultura indígena.

 

O Saci Pererê, como todas as outras lendas do folclore brasileiro, tem povoado a sala de cada lar apenas em histórias em quadrinhos ou seriado televisivo, muitos deles, descaracterizando o personagem. Marca triste de nossa gente, que aos poucos vão deixando suas veias de contadores de histórias sumirem na imensidão do esquecimento. Nossos mitos são hoje chacoteados em vídeos pornôs, em charges aberrativas entre outros. Cabe a cada um decidir o que nossas crianças irão guardar de conhecimento sobre lendas e mitos brasileiros.

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!



Ver todas de: folclore