Leitura  e arte
Leiturartes
Bom dia! Quarta-feira 17 de Outubro de 2018  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 01/10/2015 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 4611

A lenda do Caipora ou Curupira

O personagem do folclore brasileiro Curupira é o mesmo que Caipora?

Quando alguém quer entrar na floresta, tem de pedir autorização ao Caipora ou Curupira, aqui tido como um só personagem...

A lenda do Caipora ou Curupira

Quando se fala de personagens do folclore brasileiro, estamos sujeitos a parecer mentirosos ou criadores de mitos e lendas. Apesar de ser um pouco verdadeiro e, muitos dos casos que leio pode se enquadrar neste contexto, podemos também nos valer das variantes que muitos dos personagens do folclore sofrem de acordo com cada região.

 

Enfatizamos aqui o caso do Caipora (Veja o causo do Caipora) ou Curupira, para muitos relatos que vejo, se trata de personagens irmãos e não o mesmo. Mas vale lembrar que o Caipora, varia para Caapora ou Curupira, dependendo da região. Também não podemos afirmar que seja um personagem só, muito embora possuam características idênticas, pois surge na lenda como um indiozinho de estatura baixa e de cabelos vermelhos.

 

Também suas travessuras na hora de defender as matas e os animais são as mesmas, vivem assustando caçadores com seus gritos e assobios, possuindo velocidade que pode percorrer muitos lugares das matas em segundos, tem o poder de ressuscitar os animais que os encontra mortos.

 

Outra forma de unirmos os dois em um só ser folclórico é a maneira como os caçadores ou lenhadores usam para fazer amizades com o mesmo. Quando alguém quer entrar na floresta, tem de pedir autorização ao Caipora ou Curupira, aqui tido como um só personagem, para não ser incomodado, basta levar fumo de rolo e um cachimbo, em alguns relatos é citado também a cachaça, esse pode ter surgido da influência de outras civilizações que não a indígena.

 

Portanto, para que não se passe por mentiroso, os relatos devem manter a veracidade dos pesquisadores, basta um pouquinho de aprofundamento nos livros ou revistas que falam do folclore brasileiro e seus personagens. Mas o que importa mesmo é manter um bom e fiel relato sobre a maravilhosa história dos personagens folclóricos brasileiro.

 

Compartilhar

 

 

 



Ver todas de: folclore

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!