Leitura  e arte
Leiturartes
Boa madrugada! Terça-feira 19 de Novembro de 2019  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 15/05/2014 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 4002

Causos do Folclore - A Velhinha Misteriosa

Causos do Folclore brasileiro

Uma senhora lá das bandas do estado do Pernambuco que se dizia rezadeira, costumava se trancar dentro de casa por até uma semana sem colocar os pés fora.

Causos do Folclore - A Velhinha Misteriosa

Uma senhora lá das bandas do estado do Pernambuco que se dizia rezadeira, costumava se trancar dentro de casa por até uma semana sem colocar os pés fora. A vizinhança começou a desconfiar deste tipo de atitude da mulher, nada mais se comentava na vila onde o caso aconteceu, o assunto era sobre o que ela fazia trancada durante tanto tempo.

 

Veja a lenda da Matinta Perera

 

Como a boca do povo não fecha com chave pequena, ou melhor, nenhum tipo de chave, passaram a tirar suas próprias conclusões em relação à estranha atitude da mulher. Uns diziam ser uma senhora que virava bruxa quando alguém lhe fazia raiva, contava até que tinha ouvido falar um amigo lá de onde ela vivia. Outros narravam que ela virava uma cobra preta, e que a mesma era encantada, caso alguém conseguisse vê-la podia falar com ela, dizia que era uma cobra adivinha, e tudo que lhe perguntasse ela sabia, dizia um morador que alguém, não lembrava mais o nome e nem de onde era, um dia perguntou a ela sobre o fim do mundo e ela respondeu que estava próximo, seria no ano de 2040 quando descia uma porção de anjos para escolher os que deviam se salvar e depois tocavam fogo na terra. Já uma senhora conta que era uma mulher santa, que desceu do céu para salvar as almas perdidas e que se trancava para anotar tudo que ela via durante os dias que estivera contemplando o mundo e o que de ruim tinha nele, e terminava sua história gritando, "cuidado com as coisas do mundo, pois existem muitos segredos nele que nem o maior de todos os sábios consegue desvendar".

 

Pois muitas outras surgiram e quem sabe ainda surgirão. Porém deu-se que um dia um homem conhecido por João Quebra Pote, resolveu descobrir o que significava aquilo, esperou uma semana de hibernação da senhora e numa noite bastante escura resolveu entrar na casinha da bendita velhinha, para isso convidou um amigo para ficar do lado de fora, caso alguma coisa acontecesse ele procurar ajuda. Quando era mais ou menos uma meia noite, hora essa da entrada do João... Começou a ventar de uma forma repentina, era um vento forte que causava medo a qualquer cristão, mas o João, dando fama ao seu apelido, não recuou, derrubou a porta e entrou, porém seu amigo de confiança, que foi o único que ficou para contar a história, só soube dizer que viu a casa caindo, toda a casa desabou por cima dos dois, aliás de um só, pois só um corpo foi encontrado, quanto à velhinha, nem endereço, se ela tinha saído ninguém sabe, só ouvia dizer que viram-na fechando a porta pelo lado de dentro, mas o caso é que até hoje não se sabe o paradeiro dessa mulher, ou do corpo.

 

Quem quiser que conte outra ou que fique sem nenhum

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!



Ver todas de: folclore