Por: Nonato Fontes em 09/2015 - Visitas: 11989
Lendas do Piauí: Bumba Meu Boi
O Bumba Meu Boi, segundo pesquisadores, surgiu na região Nordeste, mas precisamente no estado do Piauí, pois teria sido um estado onde que se desenvolveu com a chegada de fazendeiros oriundos da Bahia a procura de melhor pastagem.
A lenda mostra a luta do bem contra o mal e envolve elementos da cultura indígena, africana e europeia. Conta a história de um boi que é capturado pelo escravo Pai Chico para atender um pedido da esposa Catirina, que estava grávida, e desejava comer a língua do boi mais famoso da fazenda.
Depois de sentir a falta de seu animal de estimação, o fazendeiro manda que procurem o novilho pelas redondezas, até que o encontram quase morrendo. Quando contam para seu proprietário toda a história, o homem manda que busquem mais que rapidamente um pajé para curar o animal. Depois de recuperado o novilho, o fazendeiro sabendo do motivo de Pai Chico ter capturado o boi, ele o perdoa e organiza uma grande festa para comemorar a saúde do animal.
A comemoração do Bumba Meu Boi é feita com uma grande encenação teatral, se identificando com os autos da idade média. Buscam durante a apresentação dar vidas aos personagens da lenda: Pai Chico e Catirina, o fazendeiro e seu boi. Mistura vários gêneros nordestinos como os aboios, as toadas e as cantigas.