Postado em: 05/09/2014 14:32:22 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 7320
A lenda da Sereia povoa o imaginário das gentes desde a época dos mitos gregos, o que pode ser encontrado na história de Odisseu. Antes de deixar a ilha de Eéia, Circe alertara Odisseu, sobre as Sereias que seduzem, com seu canto melodioso, os homens para depois matá-los. Ao passar pelas Sereias, Odisseu tapa os ouvidos dos seus marinheiros com cera, e esses o amarram ao mastro, conseguindo então, passar incólume ao canto.
Lenda bastante comum na região amazônica, diz-se de origem indígena, pois se assemelha a uma índia.
Apresenta-se como sendo uma mulher muito bela de lindo e longo cabelo que seduzem os homens com o seu cantar, levando os ao mar. Aparecem em horas frias, precisamente no final da tarde a beira da praia, tem da cintura para cima o corpo de uma bela mulher, trazendo seus seios de fora, da cintura para baixo possui uma cauda escamosa, como se fosse um peixe.
Como já foi dito anteriormente, na história de Odisseu, na lenda amazônica as pessoas têm por defesa, na hipótese de se um dia ela aparecer, seus ouvidos podem ser tapados para não se entregar a sedução da bela Sereia. Isso se houver tempo para este feito, pois ao vê-la tão bonita, sua imaginação bloqueia a rapidez dos movimentos, deixando a mercê da sedutora e sua melodiosa música.
Seja o primeiro a comentar esta matéria!
Mais de:
folclore | Comentar a matériaO cinturão queimado era uma das brincadeiras de roda que animava as noites da criançada em reunião...
A lenda do papa figo, diferente do homem do saco, tinha exemplo de meninos que tinham sido carregados por...
Segundo a lenda, para que a pessoa possa escapar ileso do Boitatá, se faz necessário muita coragem para...
Somente depois de saber pela boca de minha avó foi que acreditei, o homem era mesmo um lobisomem em noites de...
O caipora é mais uma lenda do folclore brasileiro: Contam que era um homem baixo, meio esquisito, toda vez que...
Ver todas de: folclore