Leitura  e arte
Leiturartes
Bom dia! Sábado 24 de Agosto de 2019  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 18/08/2015 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 5831

A Lenda do Bicho Papão

A lenda do bicho papão, personagens e lendas, folclore brasileiro, cultura popular

Na antiguidade os Muçulmanos associavam o Bicho Papão à figura do Rei Ricardo (Melec-Ric), que também era chamado de Coração de Leão.

A Lenda do Bicho Papão

O Bicho Papão é uma lenda criada pelos pais de meninos desobedientes, não há registro de características dele, apenas onde podia ser encontrado, caso alguma criança fizesse alguma coisa de errado, como exemplo de lugares: Debaixo da cama, em cima do telhado, nas ruas escuras, em quartos escuros, no meio do mato, em geral em lugares que as crianças não podiam ir sozinhas, estratégia dos pais.

 

Como muitas das lendas, têm o objetivo de assustar a garotada mais barulhenta, ou danadas no dito popular nordestino. Alguns pais, antigamente quase todos, quando queriam colocar seus filhos em silêncio, costumam evocar o Bicho Papão, deixando a criança assustada. Hoje pouco se ouve falar, pois não engana mais as crianças, sempre mais espertas sabem que ele não existe, é lenda.

 

Na antiguidade os Muçulmanos associavam o Bicho Papão à figura do Rei Ricardo (Melec-Ric), que também era chamado de Coração de Leão. Ao que tudo indica a associação com o Bicho Papão, pelos Muçulmanos, se dava pelo fato do Rei Ricardo possuir uma capacidade de provocar medo e admiração ao mesmo tempo.  

 

As crianças brasileiras, cada uma, tem sua maneira de associar o mito, eu mesmo quando criança o associava ao Papa Figo (Leia sobre o papa figo), acho que pelo fato do nome papa, está ligado a papão, coisas de menino assustado.

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!



Ver todas de: folclore