Leitura  e arte
Leiturartes
Boa madrugada! Segunda-feira 24 de Fevereiro de 2020 - 01:27:48  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 10/10/2014 01:18:36 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 1027

12 de outubro dia da criança

Na homenageem ao dia da criança um artigo que cobra o respeito a criança e o adolescente

Doze de outubro, dia da criança, dia desse ser que nos enche de esperança, que nos dar vida nova, que nos proporciona momentos de prazer...

12 de outubro dia da criança

"Criança feliz, feliz a cantar Alegre embalar seu sonho infantil ó meu bom Jesus que a todos conduz olhai as crianças do nosso Brasil". Olhai as crianças do mundo todo!


Quem nunca se emocionou com um abraço de um pequeno (a)? Quem nunca se preocupou com uma peripécia qualquer, feita por um? Quem nunca se sentiu criança perto de outra? Qual adulto nunca brincou de cavalinho com uma criança? Claro que somos como eles, todo adulto carrega dentro de si um pouco de criança que aflora com esses momentos de alegria que a vida nos proporciona. Pena que ainda existem daqueles que desprezam as belezas que a vida dá, como se nunca tivesse sido uma criança também.


Doze de outubro, dia da criança, dia desse ser que nos enche de esperança, que nos dar vida nova, que nos proporciona momentos de prazer incalculáveis, esse que alimenta nossos sonhos e nos orienta para o futuro. Aprendemos muito com eles, principalmente aquilo que esquecemos com o passar dos anos, com as mudanças que aconteceram em nossas vidas. Aprendemos que a vida é cheia de diversão, apesar dos percalços, aprendemos que as pequenas coisas quando olhadas por um ângulo diferente podem ser de grande valor - isso os olhos e a sinceridade de uma criança nos mostram - aprendemos que nossos amigos são muito mais que parceiros, que nossos pais são muito mais que genitores, que o mundo não é tão grande quanto parece - coisa que o homem só descobre ao tentar abraçá-lo com as mãos.

 

Quando um adulto entende o que é ser criança, descobre que nem sempre é necessário correr para alcançar as coisas, pois muitas vezes a pressa nos coloca no caminho errado. Entende que o passar dos anos não significa que somente a velhice está chegando, mas também um pouco mais de experiência. Isso tudo deve ser entendido como uma lição que devemos aprender para que nosso convívio em sociedade se torne sadio, para que entendamos que a luta pela sobrevivência, não é de vida ou morte, apenas de sobrevivência.


Por isso tudo, neste dia, devemos nos conscientizar que, apesar de estarmos sempre respeitando elas, cuidando dos nossos, precisamos ir mais longe, faz-se necessário olharmos muito além de nossas paredes, estarmos atentos às violências que são constantes contra elas: violência sexual, violência doméstica, trabalho infantil, bloqueio dos seus direitos de se divertir e de ser criança. A tudo isso, precisamos nos comportar como fiscais, denunciando abusos e participando de alguma forma para transformar todos em cidadãos ativos e respeitados no nosso meio social.

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!



Ver todas de: artigos