Leitura  e arte
Leiturartes
Boa tarde! Domingo 08 de Dezembro de 2019  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 15/05/2014 - Por: Nonato Fontes - Visitas: 6248

A lenda da iara

Personagens do Folclore - A Iara

A lenda da Iara é de origem indígena, pode ser também chamada de Mãe das Águas. Como a Sereia, ela tem metade de seu corpo mulher...

A lenda da iara

A lenda da Iara é de origem indígena, pode ser também chamada de Mãe das Águas. Como a Sereia, ela tem metade de seu corpo mulher da cintura para cima e peixe a outra parte, é morena e tem seus cabelos negros, algumas versões dão seus olhos castanhos e de uma beleza monumental.

 

A lenda traça seu perfil como mulher vaidosa, que passa boa parte de seu tempo admirando sua beleza no reflexo da água do rio, sendo encontrada nos rios do norte do país. Segundo a lenda, possui um pente de ouro que penteia seus cabelos. A Iara possui um canto muito belo que atrai os homens, ainda dizem que seu canto tem a potência de alcançar uma longa distância, fazendo com que a pessoa o siga até encontrá-la.

 

 

Ainda, segundo a lenda, ao seguir seu canto, os homens mergulham até o fundo do rio para encontrá-la e por lá ficam. Quando conseguem voltar, ficam enfeitiçados com sua beleza, até meios loucos, só conseguindo voltar ao normal depois de participar de um ritual indígena comandado pelo pajé da tribo.

 

 

A lenda da Iara, cultivada na região amazônica, conta que era uma índia guerreira e que os irmãos com ciúme dos elogios que o pai lhe fazia, planejaram matar a índia e irmã, mas a Iara mais esperta soube do combinado e os matou primeiro.

 

Após o acontecido e sem saber os motivos, seu pai a perseguiu até capturá-la e, depois disso, jogou-a no Rio Solimões. Segundo a lenda a Iara teria sido salva pelos peixes do rio e depois transformou-se no personagem que povoa o folclore da região norte e do Brasil.

 

 

Por ter uma beleza de enfeitiçar os homens que olharem diretamente em seus olhos, diz-se que quem passar as margens ou navegar no rio, tem que manter a vista sempre em movimento e notando qualquer presença do peixe, fechar rapidamente seus olhos, pois do contrário será enfeitiçado pela Iara. Na língua indígena Iara significa: Aquela que mora nas águas.

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!



Ver todas de: folclore