Leitura  e arte
Leiturartes
Boa noite! Sábado 30 de Maio de 2020 - 22:46:36  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 20/05/2014 10:32:54 - Por: Leandro Nunes - Visitas: 1058

Manifesto ? Hipocrisia

Este trabalhava em um restaurante, cuja remuneração era um prato de comida.

Manifesto à Hipocrisia: É notório, que todos têm direitos e deveres, sendo assim poucos sabem quais são estes...

Manifesto ?  Hipocrisia

A grande maioria da sociedade é desumana e hipócrita, ainda mais quando se trata de pessoas pobres (no sentido além do literal), desinformadas e que não se enquadram nos padrões de valores propostos por ela. Hoje escutei o triste relato de um homem que não consegue encontrar um lugar nesta civilização. Este trabalhava em um restaurante, cuja remuneração era um prato de comida. Uma pessoa simples e humilde, mas de bom coração, sofre de uma doença nos olhos, por esta razão luta para conseguir um benefício do governo, pois sua doença o impede de trabalhar.

Pois bem, esta pessoa hoje foi acusada injustamente pela sua patroa de roubar o celular da mesma que havia deixado em cima da mesa no respectivo restaurante. Entre muitos ali presentes, ela escolheu esta pobre figura para acusar. E sem provas nem evidencias, cuidou logo de chamar a policia, esta como já é de praxe, chegou com todo seu abuso de autoridade, foram logo revistando o cidadão e o insultando com os nomes mais absurdos. Nem deram chance para que ele expusesse a sua defesa... Acusaram-no.

É notório, que todos têm direitos e deveres, sendo assim poucos sabem quais são estes, por isso alguns deixam ser levados na autoridade de pessoas tiranas. Este cidadão não tinha conhecimento dos seus direitos, não sabia que ninguém pode acusar ninguém sem prova, por esta razão permitiu ser ridicularizado em meio à multidão que lá se encontrava. E ninguém, com conhecimento suficiente, tomou partido a favor desta pessoa. Mas por quê? De fato, porque não queriam nadar contra a correnteza. Isso seria como travar uma guerra contra a maioria. 

Esse cidadão foi moralmente, digo até mesmo fisicamente, agredido por um crime que não cometeu, mexendo assim com a sua auto-estima. Ele se sentirá incapaz pelo resto da vida, sempre se sentirá menor do que todos, isto em conseqüência desse infortúnio. Ele passou por tudo sem ao menos reclamar o seu direito, que a constituição teoricamente garante.

Tudo isso só deixa claro a irracionalidade humana, suscitando uma ideologia medieval, ao qual oprime os menos abastados. Gostaria que as pessoas soubessem que ninguém é melhor do que ninguém, todos são componentes da mesma matéria. Não é por que você tem um bom poder aquisitivo que vai se achar senhor de tudo e de todos, a vida é bem mais que isso. Se o Brasil quiser se elevar ao status de 1° mundo, terá que abster-se desta ideologia hedionda, remanescente do coronelismo, este é um atraso para a nação.

Depois de tudo isso, o injustiçado chega ao meu emprego e diz: "Galego infelizmente não vou trazer teu almoço hoje, porque fui demitido". E me conta este relato. Não me conformo diante da desigualdade e opressão dos povos.

 

Araripina-PE  03/05/2011

 

    Seja o primeiro a comentar esta matéria!



Ver todas de: artigos