Leitura  e arte
Leiturartes
Bom dia! Sábado 24 de Agosto de 2019  -   Passagem das Pedras, Picos - Piauí

Postado em: 20/05/2014 - Por: Jaqueline Pereira de Araújo - Visitas: 2451

O Ensino da Língua Espanhola A Estudantes Brasileiros

Ensino da Língua Espanhola A Estudantes Brasileiros

Jaqueline Pereira de Araújo, possui Especialização “Lato Sensu” em Língua Portuguesa e Língua Espanhola, Licenciatura Plena em Língua Portuguesa e Espanhola e Respectivas Literaturas. Atualmente é professora Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologia do Tocantins Campos Palmas.

O Ensino da Língua Espanhola A Estudantes Brasileiros

O espanhol não é uma língua homogênea, mas plural e heterogênea, com diferentes variações. Como ensinar essa língua cheia de diferenças e variedades e variedades? A tendência do estudante brasileiro é classificar o espanhol peninsular como "puro", "original", "clássico", "perfeito " e "mais correto" , enquanto o espanhol dos países hispano americanos assume a posição contrária. A escola precisa atuar a fim de evitar esta dicotomia a expor aos alunos as variedades lingüísticas sem estimular a reprodução de preconceitos.

As variedades precisam ser percebidas e mostradas pelo educador aos estudantes. Cada região tem sua peculiaridade de ser e de se apresentar linguisticamente. Isso tem que ser visto como riqueza da língua. Procurar traçar o espanhol como uma língua homogenia é uma ideologia que leva a exclusão. O melhor é optar por um estudo sociolingüístico. Com o conhecimento de todas as variedades é impossível ao professor, ele deve ensinar a variedade que melhor conhece, a qual se sente mais vinculado. Essa deve ser a modalidade fundamental de expressar-se, em aula ou fora dela. E qual variedade os alunos devem aprender? Eles tendem a adotar a mesma do professor. Mas conforme o conhecimento e domínio da multiplicidade lingüística , este deve criar condições de aplicar a (s) variedade (s) em que os alunos mais se adaptarem.

A variedade contida no livro didático não pode ser considerada a única forma de conduzir as aulas, surge aí a excelente oportunidade de trabalhar com as diferenças, dando-se a outras vozes, a polifonia.

 

  • icone-msn.png Nome: Sandra Antônia

    Em: 13/10/2018 às 10:35:34

    Muito bem, Professora Jaqueline, estudos sobre a importância do ensino da Língua Espanhola no Brasil deve sempre ser divulgados, pois a maioria dos brasileiros não valorizam o estudo escolarizado e sistematizado dessa magnífica língua, porque imaginam ser muito fácil, que basta enrolar a língua, colocar a letra "i" no meio das palavras e pronto.... o indivíduo já está falando a Língua Espanhola. E claro, sabe-se que não funciona assim.

  • icone-msn.png Nome: Crislane Santana

    Em: 13/10/2018 às 10:35:30

    Excelentíssima matéria, pois é sabido que o domínio não só do Inglês, mas também da Língua Espanhola é de grande valia para um indivíduo!

  • icone-msn.png Nome: Crislane Santana

    Em: 13/10/2018 às 10:35:25

    Excelentíssima matéria, pois é sabido que o domínio não só do Inglês, mas também da Língua Espanhola é de grande valia para um indivíduo!

  • icone-msn.png Nome: Angelica Cavalho

    Em: 13/10/2018 às 10:35:21

    É um indioma que tem se estendido e crescendo a cada novo dia, como podemos notar ja tem andado lado a lado com o Inglês. E fica bem claro essa questão olhando e classificando pelos Países a fora onde nos deparamos com o Espanhol sendo falado.

  • icone-msn.png Nome: Fabricia Araújo

    Em: 13/10/2018 às 10:35:15

    Huruuu, Jaque te desejo todo o sucesso você merce tudo de bom.

  • icone-msn.png Nome: John Lennon Coelho da Silva

    Em: 13/10/2018 às 10:35:10

    Parabéns pela sua matéria, estimular maneiras diferentes de aprender e ensinar a língua espanhola e muito importante para reforçar a necessidade de sabermos outras línguas.

  • icone-msn.png Nome: Lucilene Barcelos

    Em: 13/10/2018 às 10:34:45

    A língua espanhola vem cada vez mais conquistando seu espaço na preferência dos brasileiros como opção para um segundo idioma. Belíssima matéria. Parabéns!

  • icone-msn.png Nome: Verônica R. Nunes

    Em: 13/10/2018 às 10:34:38

    Olá, gostei muito do seu texto, de fato a Língua Espanhola, deveria ser mais explorada, não só priorizando o ensino da mesma no Ensino Médio, mas em todos os níveis de ensino. Excelentes considerações, fico no aguardo de mais textos seus. Abraços!!

  • icone-msn.png Nome: José Albuquerque

    Em: 13/10/2018 às 10:34:27

    Belo artigo sobre o Espanhol, essa língua que bem devia ser mais aprofundada aqui, sem priorizar apenas o inglês. Parabéns por essa abordagem, gostaria de ver mais textos seus, boa tarde e fique com Deus.

  • icone-msn.png Nome: Luari Brito Rodrigues

    Em: 13/10/2018 às 10:34:23

    Exelente observação uma língua tão rica, texto faz uma ampla abordagem para ampliação dessa língua....



Ver todas de: artigos