Por: Jaqueline Pereira de Araújo em 05/2014 - Visitas: 3850
O Ensino da Língua Espanhola A Estudantes Brasileiros
O espanhol não é uma língua homogênea, mas plural e heterogênea, com diferentes variações. Como ensinar essa língua cheia de diferenças e variedades e variedades? A tendência do estudante brasileiro é classificar o espanhol peninsular como "puro", "original", "clássico", "perfeito " e "mais correto" , enquanto o espanhol dos países hispano americanos assume a posição contrária. A escola precisa atuar a fim de evitar esta dicotomia a expor aos alunos as variedades lingüísticas sem estimular a reprodução de preconceitos.
As variedades precisam ser percebidas e mostradas pelo educador aos estudantes. Cada região tem sua peculiaridade de ser e de se apresentar linguisticamente. Isso tem que ser visto como riqueza da língua. Procurar traçar o espanhol como uma língua homogenia é uma ideologia que leva a exclusão. O melhor é optar por um estudo sociolingüístico. Com o conhecimento de todas as variedades é impossível ao professor, ele deve ensinar a variedade que melhor conhece, a qual se sente mais vinculado. Essa deve ser a modalidade fundamental de expressar-se, em aula ou fora dela. E qual variedade os alunos devem aprender? Eles tendem a adotar a mesma do professor. Mas conforme o conhecimento e domínio da multiplicidade lingüística , este deve criar condições de aplicar a (s) variedade (s) em que os alunos mais se adaptarem.
A variedade contida no livro didático não pode ser considerada a única forma de conduzir as aulas, surge aí a excelente oportunidade de trabalhar com as diferenças, dando-se a outras vozes, a polifonia.